Anel Intraestromal

O anel intraestromal é um dispositivo utilizado principalmente no ceratocone. Para explicar de forma simples, imagine que o olho tem uma “lente” natural, chamada córnea, que deve ser arredondada para que a visão fique nítida. No ceratocone, essa “lente” fica mais fina, irregular e assume uma forma mais cônica, prejudicando a visão.


É um pequeno anel feito de material biocompatível que é inserido dentro da córnea para ajudar a mudar a sua forma, tornando-a mais arredondada. Com isso, ele ajuda a melhorar parcialmente a visão, reduzindo o astigmatismo e a miopia que podem ser causados por essa alteração na córnea, além disso diminui sintomas de ofuscamento à luz e sensação de halo luminoso . É um procedimento relativamente simples e, geralmente, não requer suturas.

Como é feito o procedimento? O procedimento é realizado de maneira minimamente invasiva. O médico faz pequenas incisões na córnea e coloca o anel dentro da camada interna da córnea, chamada de estroma. O anel ajuda a fortalecer e remodelar a córnea, tornando-a mais regular e evitando a deformação.


Benefícios: O anel intraestromal melhora a forma da córnea e, consequentemente, melhora a visão da pessoa. Pode ser uma alternativa a uma cirurgia mais complexa, como o transplante de córnea, contudo é importante ressaltar que não tem o objetivo de tornar o paciente independente de óculos, como a cirurgia refrativa.


Como é a recuperação? O procedimento é feito com anestesia local (ou seja, o paciente fica acordado, mas não sente dor) e a recuperação costuma ser rápida, com o paciente podendo retornar às suas atividades cotidianas após alguns dias. É importante seguir as orientações médicas para garantir que a recuperação seja completa e sem complicações.